Google+

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Imagem: Flávia Lippi, Marco Rossi e Lilian (Face Flóreo 2006, Cultural Blue Life) fotografados por Vivian Fernandes.
Flávia Lippi e a idéia inicial. Em 2004, idealizei o Prêmio Face Flóreo, evento anual, inédito, de premiação de mulheres de grande destaque profissional. A idéia surgiu em meio a um diálogo virtual (pela internet) com Flávia Lippi, jornalista, então apresentadora do Programa Repórter Eco na “TV Cultura”, São Paulo, SP, Brasil. No “diálogo”, sugeri a pintura de um retrato da amiga para compor uma exposição com outros retratos de mulheres representativas dos vários setores da sociedade.

O ano de 2005, marcou a tentativa de materialização da idéia, que, pela originalidade, encontrou resistência no sistema tradicional de veiculação de obras de arte. Com efeito, uma exposição de retratos não comercializáveis assustava galeristas e marchands brasileiros, acostumados a eventos ligados à venda de obras e não habituados, ainda, ao novo conceito de produto cultural.

Lilian Heitor e o Cultural Blue Life. No final de 2005, contrariando a inércia cultural vigente, a curadora Lilian Heitor começou a materializar a minha idéia. Lilian Heitor dirigia o Cultural Blue Life, então mantido pela “Blue Life”, empresa de plano de saúde, em prédio situado na avenida Brasil, esquina com rua Veneza, Jardim América, São Paulo, SP, Brasil. Eu, como professor que sou de arte – história e técnicas várias - ministrava aulas no local e, ali, também, participava de um grupo de artistas denominado “Art Life Brasil”.

0 comentários:

Postar um comentário

Editado por Tatiana Marques. Tecnologia do Blogger.